São Silvestre: O Santo Padre que arrasta multidões não somente nas igrejas e festejos, mas também, no segmento de corridas de rua.

ss-mundo

Fortaleza, 20/12/2017 – Tradicionalmente, o dia 31 de dezembro já faz parte do nosso cotidiano de corridas deste 1925, ano em que o jornalista Cásper Libero realizou a primeira edição da Corrida de São Silvestre na capital paulista. Naquela época, apenas 60 corredores brasileiros (homens), participaram da corrida, e deste total, 37 foram validados como finalistas após uma linha de corte prevista no regulamento. De lá para cá, a corrida brasileira tornou-se uma referência internacional, e estima-se que 30 mil atletas estejam inscritos nesta 93ª edição no próximo dia 31 de dezembro.

Mundo afora, muitas corridas homônimas à São Silvestre (oficiais e não oficiais), também são realizadas no mês de dezembro, e com alguns minutos de pesquisas na internet, podemos encontrar mais de 50 corridas de São Silvestre, principalmente em Portugal.

Além do Brasil e Portugal, Alemanha, Argentina, Espanha e África também possuem as suas São Silvestres, e as características entre países mudam: corridas filantrópicas; temperaturas abaixo de zero; percursos binacionais; distâncias variadas; provas infantis, atletas fantasiados, premiação, etc…

A São Silvestre brasileira, é a pioneira no mundo com o nome do Santo Padre – São Silvestre, e a nossa corrida é reconhecida internacionalmente pela grande festa nas ruas da capital paulista, além de disputas acirradas entre brasileiros e estrangeiros, (principalmente africanos). Na Espanha, a Corrida de São Silvestre de Valência é a maior do mundo, com aproximadamente 40 mil inscritos. Independente do país, muitos participam da Corrida de São Silvestre de forma festiva, como a última do ano, até porquê, fica difícil de correr rápido com tantas pessoas ocupando o mesmo espaço nas ruas.

48 corridas de São Silvestre espalhadas pelo mundo.

– Brasil: Corrida Internacional de São Silvestre / São Paulo. link…
– Espanha: São Silvestre / Valência. link…
– Alemanha: Berliner Silvesterlauf. link…
– Argentina: San Silvestre / Buenos Aires. link…
– Angola: São Silvestre / Luanda. Site não disponível.
– Moçambique: São Silvestre / Maputo. Site não disponível.
– Guiné-Bissau: São Silvestre / Bissau. Site não disponível.

Somente em Portugal, encontramos mais de 40 Corridas de São Silvestre.
Confiram algumas que encontramos na internet:

Portugal: Almada; Amadora; Vila Nova de Famalição; Amarante; Amares; Aveiro; Braga; Cidade da Praia; Coimbra; Costância; Esmeriz; Espinho; Fafe; Felgueiras; Figueira da Foz; Golegã; Gondomar; Idanha-a-Nova; Funchal; Lisboa; Lousada; Monção; Olivais; Oliveira do Hospital; Ovar; Pinhel; Ponta Delgada; Porto; Póvoa de Lanhoso; Praia; Quarteira; Santa Maria da Feira; Santa Maria Maior; Santa Marta de Portuzelo; Santo Tirso; Tores Novas; Viana do Castelo; Vila de Nisa; Vila Meã; Vila Real; Vila Verde.

Faltou alguma? Entre em contato conosco.

 

E você, já foi para alguma Corrida de São Silvestre?

Félix Luis, Portal do Corredor: Participei da edição brasileira em 2006, e apesar da longa viagem de ônibus de quase 4 dias, o cansaço ficou de lado, pois a motivação, a curiosidade e a adrenalina, foram maiores naquela ocasião. Durante as paradas do ônibus para almoço e lanches, descíamos e fazíamos treinos leves no acostamento das rodovias, e a descontração era constante na viagem. Momentos antes da corrida, fiquei em pé no meu local de largada por mais de uma hora, e o espaço apertado só permitia que fizéssemos agachamentos ou alongamentos sem sair do lugar. O banheiro, também era ali, pois não dava para sair e retornar ao mesmo lugar. Corrida memorável, quem ainda não foi, recomendo pelo menos uma vez.

Envie o seu comentário: portaldocorredor@gmail.com

.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s